Páginas

Radio Quadrangular WG

RADIO DOS APÓSTOLOS
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 23 de março de 2012

Minha visão da educação religiosa

Quando tentei iniciar meus estudos no seminário, minha igreja (Igreja Batista em Jardim Santíssimo no RJ) precisava de alguém para a função de Educador Religioso. Pensei que poderia atender a necessidade da minha igreja ao mesmo tempo que realizava meu desejo de cursar o seminário matriculando-me no curso de Educação Religiosa da Faculdade Teológica e Seminário Batista Ana Wollerman. Hoje, reiniciei meus estudos no Seminário Teológica Batista Carioca no curso de Teologia, que espero ir, agora, até o fim se assim o Senhor permitir.


A professora do curso de ER pediu para que cada alunos respondesse a algumas perguntas sobre nossa motivação para cursar o seminário e nosso envolvimento com a área do ensino. Seguem abaixo as minhas respostas, que servem para demonstrar quais são as minhas expectativas e leitura do ensino religioso em nossas igrejas.


Minha filosofia de trabalho na área do ensino.
Sou professor de inglês há alguns anos e ensinar faz parte do meu dia a dia. Certa vez, em uma entrevista de emprego, perguntaram aos professores candidatos à vaga por que nos julgávamos bons professores. Minha resposta foi curta e reflete minha filosofia de certa forma: Sou um bom professor porque gosto de ser aluno!
Eu tenho amor pelo ensino e faço o meu trabalho com excelência, porque, antes de tudo, gosto de aprender e não vejo como poderia ser diferente. Acredito que seja por esse motivo que fico feliz em ver o progresso dos meus alunos, a conquista deles passa a ser minha conquista. E na vida cristã não é diferente! Tenho prazer em conhecer o Senhor ainda mais a cada dia e logo o resultado se apresenta em discipulado com amor e alegria.
Com base nos estudos feitos até agora, qual sua visão da educação religiosa?

A Educação Religiosa é a prática do ensino e aprendizado do conhecimento de Deus. Ele se revelou ao homem e este precisa manter o conhecimento vivo na teoria e na prática. Tanto o ensino quanto a prática é de responsabilidade individual (de cada membro), mas, também, coletiva (de todo o corpo). Como entendemos que cada cristão é um discipulador, há a responsabilidade individual do ensino religioso, não só de nossos filhos como no Antigo Testamento, mas também do meu vizinho, ou amigo de trabalho e aquele irmãozinho que se converteu no domingo passado na minha igreja.
Há nas igrejas, por uma questão organizacional, a figura do Educador Religioso que responde pelos resultados que a Igreja precisa produzir no amadurecimento de seus membros. Mas não é só dele a responsabilidade do Ensino Religioso, outros estão envolvidos, como o próprio pastor, os professores de EBD, etc. A Educação Religiosa fica então responsável em criar o ambiente ideal para o saudável crescimento espiritual do corpo de Cristo que vai desde a evangelização do indivíduo até o seu amadurecimento completo (Ef 4:13).
Descreva a estrutura do Ministério de Ensino da sua igreja.

Como descrito no item acima, o Ensino Religioso em minha igreja é posto em prática de diversas formas sob a responsabilidade de muitas outras pessoas e não só do Educador Religioso. Há as atividades de evangelismo e discipulado para trabalhar e acompanhar os novos convertidos. Trabalhamos com as organizações de treinamento e missionária tendo a EBD como a frente de trabalho mais forte da Educação Religiosa.

0 comentários:

Postar um comentário

Blogger templates